quinta-feira, 30 de junho de 2011

Deuteronômio 30,15-20 Alerta Espiritual


 Pesquisadores colocaram placas coloridas ao longo dos degraus de uma escadaria num shopping na Inglaterra, alertando: “Subir as escadas protege o seu coração”. Durante seis semanas, o número de pessoas que escolheram subir por aquela escada, em vez de usar a escada rolante duplicou. Os pesquisadores dizem que cada degrau é importante e que em longo prazo, o hábito só mudará se as placas forem vistas regularmente.A Bíblia está repleta de “alertas”, encorajando-nos a obedecer ao Senhor e segui-lo de todo o coração.

Em Dt 30,15-20, Deus Todo-Poderoso deu ao homem o poder de fazer escolhas em relação ao seu destino final. Temos a responsabilidade de escolher entre o bem e o mal, de ter uma vida infeliz ou uma eternidade rica e gratificante como membros da família de Deus. Embora, a escolha pareça fácil, o caminho é desafiador, choca a muitos, porque não estão dispostos a deixar de aproveitar ao máximo cada momento sua viagem(e as vezes tem momentos que não agradam ao Senhor).  Ele deseja nossa felicidade. Querido amigo(a), escolha a vida, escolha o Senhor Jesus! Hoje é o dia, pois o amanhã não pertence a você!


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi

Na festa de Corpus Christi católicos fiéis do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”.

A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, num dos Sacramentos, a Eucaristia. Na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Nosso Senhor Jesus Cristo reuniu os apóstolos para a Última Ceia, e nela realizou a primeira consagração do pão e do vinho, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos do mundo todo agradecem então o dom da Eucaristia, que é o alimento espiritual.
A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon. Numa visão a Santíssima Virgem pediu-lhe que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Nosso Senhor, presente na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festa (que já acontecia) a toda a Igreja. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a Ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
Durante a Santa Missa, no momento em que o sacerdote pronuncia as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre a transubstanciação: as substâncias da hóstia (pão) e do vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo Nosso Senhor . Este é o momento mais importante da celebração da Santa Missa.
E quando se comemora Corpus Christi?
Corpus Christi é uma das festividades móveis em função da Páscoa. A Páscoa é comemorada no primeiro domingo depois da lua cheia de 21 de março. As demais são calculadas a partir desse domingo:
- Quaresma: período que compreende os 40 dias que antecedem a Páscoa;
- Domingo de Ramos: domingo que antecede o domingo de Páscoa;
- Pentecostes: celebrado 50 dias após o domingo de Páscoa;
- Corpus Christi: celebrado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes.

Fonte: Baseado em http://curiosidadescatolicas.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O mês de junho é dedicado, de forma particular ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
Misericordioso, amigo e cordial, o Mestre nos repete, especialmente nos momentos de angústias, sofrimento e solidão: "Vinde a mim todos os que estais cansados, aflitos e sobrecarregados. Tomai meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Meu jugo é suave, e meu fardo é leve"(Mt 11, 2 - 30). O Coração de Jesus, que é movido pelo amor, nos fez doze promessas. Ele prometeu  graças extraordinárias, de suprema importância, para quem realizar aquilo que Ele sugere e pede.

1 - Darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado de vida.
2 - Estabelecerei e farei reinar a paz em suas famílias.
3 - Serão por mim consolados em todas as suas aflições.
4 - Serei para eles refúgio durante a vida e, de modo especial, na hora da morte.
5 - Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos.
6 - Os pecadores encontrarão em meu Coração uma fonte inesgotável de misericórdia.
7 - As almas tíbias tornar-se-ão fervorosa pela prática dessa devoção.
8 - As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.
9 - Minha bênção descerá sobre as casas em que estiver exposta e for honrada a imagem de meu Coração.
10 - Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.
11 - As pessoas que propagarem essa devoção terão seus nomes inscritos para sempre em meu Coração; eles jamais serão apagados.
12 - A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos darei a graça da penitência final e da salvação eterna.


Sagrado Coração de Jesus eu cofio e espero em vós!!!