domingo, 4 de setembro de 2011
Biblia: nosso manual
Setembro é o mês da Bíblia. Nós católicos ainda não temos o costume de procurar na bíblia as soluções para os nossos problemas, mas ela é nosso manual de instruções, de boa conduta, de princípios e principalmente Ela nos ensina sobre Deus e nos fala do seu Amor por nós e de como devemos andar, falar,pensar e agir. Quando se lê a Bíblia ( e procura entendê-la) você pode repensar suas atitudes e se tornar uma pessoa melhor, para fazer a diferença na sociedade, fazendo consequentemente Jesus feliz...
Vamos ver cinco vias que nos fazem entender melhor a Palavra de Deus:
1- O OUVIDO -Como poderemos crer sem ouvir a pregação da fé? A fé entra pelo ouvido. Não podemos ser surdos ao Deus que se revela a nós como a amigos. "Quem ouve a minha palavra e a põe em prática, este é o maior no reino dos céus", ensinou Jesus.
2- A CABEÇA -A palavra exige estudo. A fé não pode contrariar a reta razão, mas vai além dela. É preciso dar a razão de nossa fé, porque a verdade e a fé são as duas asas que movem o ser humano até Deus. Fé e razão se completam. O ato de fé e um ato de decisão, de opção, de adesão a Deus. A cabeça e uma via da fé para evitar todo infantilismo, magia, engano, exploração, fanatismo e heresia no âmbito da religião. A Palavra guia nossos pensamentos e oferece critérios, valores e luzes para a razão.
3- O CORAÇÃO - A Palavra ouvida desce ao coração, ou seja, é interiorizada, assimilada, vivida, experimentada. É no íntimo do coração que a palavra se faz carne em nós. Ela se torna alimento. Há uma grande fome e sede da Palavra, porque ela alimenta a fé no coração dos cristãos.
4 - AS MÃOS - A fé sem obras é morta. É no testemunho, na ação, mas principalmente nos gestos de amor a Deus e ao próximo, que se manifesta a nossa fé. Nossas mãos se abrem à generosidade, à solidariedade, à prática do amor pessoal e social, graças à fé. A Palavra abre nossas mãos para a construção do reino, as boas obras e o amor transformador.
5 - OS PÉS - A Palavra é o combustível, o motor, a energia da missão. Quem tem fé não é acomodado, mas missionário, caminhante, evangelizador. Fé com pé na estrada, pé a caminho, pé nas ruas, nas portas das casas, nas periferias e nas mansões. A fé leva ao lava-pés e a andar a pé, para facilitar o encontro. De pessoa a pessoa, de casa em casa, de grupo em grupo, de nação em nação, a fé nos coloca em movimento. Os caminhos da fé levam ao encontro com o diferente, o afastado, até além das fronteiras. Pés evangelizadores que, mesmo feridos e machucados, nos deixam sempre de pé, especialmente ao pé da Cruz.
Marcadores: Oração, Receitas, Auto-ajuda
Biblia,
setembro mes da bilbia
Assinar:
Postagens (Atom)